Mostrando postagens com marcador LGBTQI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador LGBTQI. Mostrar todas as postagens

domingo, 8 de dezembro de 2019

Renda!

É fim de período no IFS. Questões que eu considerava um problema antes, já não me abalam tanto mais. Estou relativamente feliz, apesar de ser bombardeada com os absurdos que acontecem no Brasil, no mundo!

O otimismo vem de uma percepção, talvez não muito bem fundada, quase um desejo que não seja ilusão, de que as mudanças estão acontecendo, a passos lentos para a necessidade, sim, mas elas estão!

Sinto isso com o veganismo: agora há o que algumas pessoas estão chamando de "modinha" de pessoas adotando uma dieta a base de vegetais, ou mesmo se tornando veganas, militando e tudo. E enquanto isso, a indústria da carne parece desesperada para barrar isso, enquanto redes de fast food, indústria de frios, todos, criam pratos e produtos veganos. Talvez por conta do sucesso estrondoso desse tipo de produto. Por isso minha esperança. Geralmente o que acontece são algumas tentativas desesperadas de derrubar o novo, danosas e retrógradas, antes de notar que para sobreviver você deve evoluir também. Estou no aguardo!

O movimento agroecológico no cultivo de alimentos também está crescendo, apesar das iniciativas do nosso governo, por exemplo, de liberar geral agrotóxicos. Há um movimento crescente para fazer tudo de forma mais natural. Ao invés de pesticidas, controle biológico, que é o uso de extratos de plantas, a introdução de insetos (como a joaninha), ou o uso de microrganismos como fungos e bactérias em plantações para controlar, por assim dizer, outros organismos danosos àquela plantação. Além do advento de culturas mais voltadas para uma maior diversidade de espécies plantadas, e formas diferentes de plantá-las, como a Agrofloresta. E não só pra controlar "pragas" mas também na recuperação do solo. Sim, o solo, não a planta!

O solo é um organismo com vida, não só um espaço onde plantar os vegetais, e ele deve ser cuidado. Especialmente depois do que a monocultura e a pecuária fizeram às terras que foram desmatadas para uso. Tudo em busca da sustentabilidade! Essa é a palavra de ordem, mas não é a correta. Na crise que nos encontramos, nada mais é sustentável. Estou certa de que o que separa a população geral de uma alimentação mais rica e saudável é, principalmente o conhecimento. Existem até plantas tão adaptadas a solos pobres e falta de cuidado que, literalmente são tidas como "ervas daninhas", porém são comestíveis e nutricionalmente ricas, chamadas de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), outras são poderosas plantas medicinais. Seu alimento é o seu remédio, ou o seu veneno. Educar-se te dá o poder da escolher qual dos dois.
 
Movimentos como os LGBTQIAP+, que é resistente, resiliente, e apesar do sofrimento e ameaças, não está mais disposto a se calar. Todas as mulheres trans e travestis, todas as artistas drags na mídia, trazendo suas palavras, falando de seu sofrimento, mas também de seus desejos, sonhos. Hoje, crianças e jovens não héteros, e especialmente os não cis, podem se ver representados. E isso tem uma enorme diferença no desenvolvimento saudável dessas pessoas, e na possibilidade de que suas vidas não sejam repeteco de tanta gente que sofreu e ficou pelo caminho, se foram muito cedo, ou morreram em vida mesmo, vivendo algo que não era sua verdade. A gente sai do armário, a gente fala a nossa verdade, a gente enaltece umas às outras, pra que mais pessoas possam ser livres e felizes, e principalmente donas de sua própria história. Então estamos aqui pra dizer que amor é amor, e que gênero é um papel social. Que nada deve ser imposto, deixa tudo ao natural.

E um movimento tão importante, o feminismo, que luta pela equidade, que é um conceito difícil de entender, e por isso a confusão com o entendimento do feminismo como algo similar ao machismo. Não! A equidade de gênero se trata de uma correção na parcialidade do que é aceitável na sociedade tanto como dever ou direito da mulher. As mulheres não estão buscando nada além do que como ser humano lhe é de direito. O feminismo não é se impor sobre os homens, inferiorizá-los. É ser igual, partir das mesmas oportunidades, sem os obstáculos que se impõem exclusivamente ao gênero feminino. 
 
A ansiedade masculina perante ao potencial feminino, sua força, é conhecido e esperado. Nesse momento, como em outros que já passaram, há uma grande aversão, principalmente dos homens que se sentem ameaçados com a possibilidade de não ter mais poder sobre as mulheres de suas vidas, sejam suas companheiras, irmãs, filhas... E pessoalmente, considero que um medo também de ficarem sozinhos, de não serem tratados como especiais, pois não sabem dividir o poder. Ou talvez medo mesmo de que aconteça a eles, o que acontece às mulheres desde os primórdios. O que mais dói é a ignorância das mulheres machistas, manipuladas em geral, por uma sociedade viciada, e/ou por homens estúpidos ou intelectualmente desonestos e corruptos. E é por isso que o feminismo é um movimento que, sinto, é guarda-chuva para as lutas de todas as minorias. Dentro dele, a luta das mulheres negras. Num país em que as pessoas têm que se descobrir negras. Não por conta da miscigenação e uma falta de racismo. Mas pelo racismo velado, pela ideia de valor de características brancas. Tão danoso num país onde ainda é tão difícil fugir dos estereótipos. Difícil acessar educação sendo de periferia, com tantos obstáculos. Daí a importância da autoestima negra, periférica, feminina desse recorte do movimento.

Eu sei que toda essa visão positiva pode ser resultado da bolha em que me encontro. Mas eu to aqui fazendo meu papel, botando a cara ao sol, levantando questões e sendo eu mesma, sem pedir licença, sem pedir desculpas. Mas sem briga, que minha maneira de viver não é de embate, é de amor e tolerância. Dou o que espero pra mim. Lembro de um pensamento que diz que quando gritamos, mesmo quando nossos corpos estão próximos, é porque nossos corações estão distantes. 
 
Quero que meu coração esteja tão próximo aos demais, que eu só precise sussurrar!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Escolhas

Recentemente eu assisti uma entrevista do autor de "Me Chame Pelo seu Nome", o italiano Aciman André, e como provavelmente muita gente, fiquei surpresa que o autor se declare hétero, inclusive com mulher e filhos para "comprovar" o afirmado. Uma de suas falas durante a entrevista conduzida pelo Pedro HMC do canal "Põe na Roda" (do qual sou fã) me foi bastante problemática. Ele dizia que depois de duas vodkas todo mundo era bissexual. Quando comentei no vídeo, incomodada pelo dito, eu só falei que as pessoas não deveriam ser levadas a beber só porque alguém quer que elas "se liberem sexualmente", isso havia me soado muito como estupro de vulnerável, já que uma pessoa embriagada não tem discernimento suficiente para responder a investidas sexuais. Não lembro se mais de uma, ou apenas uma pessoa veio me educar a respeito do que ele "realmente quis dizer", e eu levei em consideração o argumento da moça. Continuei pensando a respeito, e hoje cheguei a conclusão que meu desconforto com a frase não é apenas, como se não fosse o suficiente, pela insinuação de estupro, mas algo ainda mais problemático. Mais uma vez, invisibilização das sexualidades não monossexistas (como a heterossexualidade e a homossexualidade exclusivss). Bissexuais, pansexuais ou polissexuais, como quiser, não se sentem atraídos por apenas um gênero, mas pelo próprio, e por pelo menos um outro. Mas isso parece ser ignorado pelas demais pessoas, e esse é o problema. Dizer que "todo mundo é bissexual", mesmo que bêbado, é dizer que nossa sexualidade não é válida. E mais, é tratar nossa sexualidade como promíscua. Nós seríamos abertamente promíscuos, nada mais. É também limitar nossas relações à motivações meramente de cunho carnal, e não é esse o caso em absoluto. Por isso essa frase tinha me incomodado profundamente, são camadas de problematizações escondidos em uma "piada" que a primeira vista pode até soar inocente, mas não é. E me fez lembrar uma coisa que aconteceu comigo há muitos anos. Uma pessoa amiga, e que à época se declarava apaixonada por mim, talvez pela confusão de seus próprios sentimentos, disse que eu era "safada" e não LGBT. E pasmem, essa pessoa falou isso não pra me machucar, de forma alguma. Ela achava que isso aliviava o peso do que eu era. Projetando em mim, o que talvez ela estivesse pensando de si mesma frente aos seus próprios sentimentos e desejos dirigidos a alguém do mesmo sexo. Eu não fiquei brava com ela, e tinha até esquecido desse evento, mas tudo voltou à tona pensando sobre a fala do Aciman nessa entrevista.
Não venho condená-lo por ter dito isso. Não estou querendo colocar ninguém na fogueira, pelo contrário. Como até respondi pra moça que tentou interpretar para mim o que ele queria dizer com isso, ele conhece muito mais gente que eu, e tem muito mais tempo de vida. Ou seja, a realidade dele é totalmente diferente da minha. E as experiências de vida dele podem tê-lo ensinado justamente esse conceito. No final das contas, a gente aprende com o que vive, ou com o que vê. Só estou dizendo, não se limitem a isso. E não invalidem outras vivências! Por ser um espectro (observável em escala, por assim dizer), há pessoas em todas as variáveis de sexualidade, inclusive os fora desse espectro, como é o caso dos assexuados (pessoas que não sentem atração sexual). Sendo assim, claro que vai ter gente nos extremos, no meio e em todas as escalas, inclusive fora! Essa é a beleza da diversidade, e de sermos tão maravilhosamente diferentes uns dos outros, sem que isso seja, ou mesmo precise ser, um problema na vida de ninguém. E por fim, tratar desse assunto como se fosse só uma questão sexual é um erro inadmissível. Todas as pessoas se relacionam afetivamente, não só sexualmente. Tocar só nesse ponto, faz com que continue se concretizando na cabeça, principalmente dos heterossexuais, que a gente não ama, a gente só faz sexo, e só quer sexo. E também, que se não fosse por nossa "safadeza" nós conseguiríamos muito bem, ter relacionamentos "normais", entre opostos apenas. Vê como isso é problemático?! Não continuem endossando falas assim, só porque gostam da pessoa que a profere. Não é militância se a gente escolhe quando ficar ofendido, e quem pode ou não dizer certa coisa a nosso respeito.

P.s¹.: Não leiam essa parte se ainda não viram o filme ou leram o livro, e pretendem fazê-lo. A verdade é que eu ainda não vi o filme, ou li o livro, mas peguei spoilers nos comentários da entrevista. E não me pareceu promissor pra visibilização LGBTQ, já que a história se trata de um "caso de verão", entre um rapaz jovem e um homem mais velho. Que parece focado na parte sexual da história, que tem um final que não é feliz para o casal (assim soube). Não tenho NADA contra isso, de tratar a sexualidade humana em uma peça. Mas para se redimir, e não soar que está só surfando na onda do pink money (exploração do poder de consumo de pessoas LGBTQ), e da polêmica, é bom que suas próximas histórias com personagens desse universo, tratem também de mais aspectos de um relacionamento, não só o desejo, mas o afeto, sejam mais profundos, e mais duradouros do que uma temporada. Assim ele pode se redimir aos meus olhos, não que isso seja importante pra ninguém.

P.s.²: Eu comentei tudo isso com o Edson, e ele me convenceu que não valia a pena escrever mais um comentário no vídeo para falar sobre isso, porque eu poderia atrair muitos defensores do autor, o que era sem sentido, nesse caso. Então decidi fazer essa publicação, ao invés disso, e fico grata por isso. Me fez desenvolver melhor meu pensamento, escrever sobre, com certa calma de não ofender ninguém, ou atrair ódio para mim, o autor ou o dono do canal, o que não é minha intenção de forma alguma. E me fez cumprir uma promessa que tinha feito. A de escrever mais publicações com a temática do vale.

Adendo: retirei o texto do ar por querer reconsiderar o que pensei e escrevi ainda sem ler o livro ou assistir a obra homônima. Pois bem, li o livro, e ainda tenho as mesmas considerações. Por isso restabelecendo o texto aqui.